Clubes de Jovens – Maratonas Académicas 2021

by Janado Nazaré

O Programa Clube de Jovens do Parque Nacional da Gorongosa, realizou no passado 7 de Outubro do ano em curso, na Vila Sede do distrito de Gorongosa, a 3ª jornada das Maratonas Académicas designada: Todos contra todos, financiada pela USAID. 

O evento juntou jovens dos clubes das 7 escolas secundárias dos distritos de Gorongosa, Nhamatanda e Cheringoma, com objectivo de estimular nos alunos das escolas secundárias, o amor e a paixão pela conservação do meio ambiente e aumentar os seus conhecimentos sobre o Parque Nacional da Gorongosa.

O concurso foi marcado por 3 fases eliminatórias onde os participantes foram submetidos a várias perguntas relacionadas na sua maioria com a história do Parque Nacional da Gorongosa, estudos científicos, o processo de restauração da fauna bravia e a Biologia das plantas e dos animais.

Na 1ª fase eliminatória, ficou desclassificada a Escola Secundária Geral de Inhaminga (Cheringoma), seguida da Escola Secundária Geral de Metuchira (Nhamatanda) e Escola Secundária Geral Cristo Rei da Gorongosa que foram eliminadas na 2ª fase e por fim na  3ª fase foi desclassificada a Escola Secundária Geral Eduardo Mondlane de Gorongosa e Escola Secundária Geral de Canda. Estas eliminatórias colocaram os alunos a reflectirem nas respostas de forma a evitarem erros que pudessem levar os mesmos a serem desclassificados.

Escola Secundária Nelson Mandela

Depois de dura “batalha” entre os participantes, foi consagrada como vencedora das Maratonas Académicas 2021, a Escola Secundária Geral Nelson Mandela da Gorongosa. Na 2ª posição ficou a Escola Secundária Geral de Nhamatanda e na 3ª posição ficou a Escola Secundária Geral Eduardo Mondlane da Gorongosa.

Os vencedores do concurso levaram consigo prémios como computador, medalhas, telefones, livros, entre outro material escolar, que os ajudará no processo de aprendizagem nas suas escolas. Os vencedores disseram estar satisfeitos pelos resultados obtidos, por participarem nas maratonas e por ser um momento de troca de experiência e partilha de conhecimento e por terem tido a concorrência de grupos fortes.

De referir que, o evento contou com a participação dos membros dos Serviços de Educação Juventude e Tecnologia dos distritos acima referidos, professores e alunos, entre outras individualidades.

Leave a Reply

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑

%d bloggers like this: