Governo do Canadá e Parque Nacional da Gorongosa lançam Projecto “Paz através da Acção Económica e Empoderamento das Comunidades”.

Foi lançado durante o mês de Setembro, em Chitengo, sede do Parque Nacional da Gorongosa, o projecto “Paz através da Acção Económica e Empoderamento das Comunidades”. Este projecto tem a duração de 5 anos e irá contribuir para melhorar as condições de vida das comunidades fronteiriças do Parque Nacional da Gorongosa num ambiente de paz e harmonia. Para este fim, este projecto irá usar uma abordagem integrada e centrada nas comunidades para combater a pobreza e melhorar a inclusão das comunidades no processo de tomada de decisão sobre a sua vida. O projecto tem um enfoque especial nas mulheres e raparigas e contribuirá para a melhoria do acesso aos serviços sociais básicos de saúde e educação de qualidade, expansão dos meios de subsistência económicos, especialmente, e melhoria da participação activa de mulheres e homens nas estruturas locais de diálogo e nos processos de desenvolvimento comunitário.

O Governo do Canadá financia este projecto com o montante de 5 milhões de dólares Canadianos. O mesmo foi aprovado em Março de 2021 e esta cerimónia de lançamento marcou o início da sua implementação efectiva.

O projecto está alinhado com as prioridades do Governo de Moçambique. Sendo que o primeiro objectivo, visa melhorar o acesso à educação e serviços de saúde de qualidade. O segundo visa melhorar o emprego e a subsistência económica através do desenvolvimento de competências e da cadeia de valor dos produtos produzidos localmente. O terceiro objectivo é de reforçar o envolvimento de homens e mulheres nos comités de desenvolvimento comunitário. O projecto oferece uma oportunidade para promover a dignidade humana e o empoderamento económico e social dos mais pobres e vulneráveis, especialmente mulheres e raparigas num ambiente de paz e governação inclusiva.

A cerimónia do lançamento do projecto foi dirigida pela Secretária de Estado na Província de Sofala, Stela Novo Zeca e contou com a presença da Alta Comissária do Canadá, Carolina Delany, os Administradores dos Distritos de Gorongosa e Cheringoma e o Parque Nacional de Gorongosa foi representado por Greg Carr e pelo Administrador Pedro Muagura.

Leave a Reply

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑

%d bloggers like this: