Comemorámos o Dia da Paz com os Clubes da Paz da Gorongosa.

Membros dos Clubes de Paz da Vila de Gorongosa, visitaram o Parque Nacional da Gorongosa, com o fim de celebrarem as festividades do Dia da Paz em Moçambique, que se assinala todos os anos a 4 de Outubro. Os participantes aproveitaram-se da ocasião para  discutirem matérias ligadas à Paz e o bem estar social das comunidades, bem como a sua contribuição para a conservação da biodiversidade.

Sendo a educação o elemento fundamental para preservação da Paz, o Programa Clubes de Paz, visa oferecer oportunidades de educação e alfabetização para adultos e jovens, com destaque para os ex-combatentes, suas famílias e respectivas  comunidades, onde cada interveniente tem espaço para partilhar as suas experiências, histórias de vida e perspectivas para o futuro.

Para além do acesso a educação, os beneficiários têm ainda oportunidade de participarem em programas de meios de subsistência, implementados pelo Departamento de Desenvolvimento Sustentável do PNG, como por exemplo, agricultura, silvicultura, ecoturismo, pesca e apicultura, entre outros.

O encontro entre os membros dos Clubes de Paz, abriu a oportunidade para a convivência entre partes representativas do grupo de cidadãos reintegrados no âmbito do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) e os seus pares das comunidades.

Estiveram presentes na ocasião 10 membros do clube da Paz (Matucudiro e Cologio Nova Jerusalem), 5 membros do Sector da Educação do PNG, 1 Técnico do Serviço de Educação do Distrito de Gorongosa e 1 Ponto focal do DDR, representante da RENAMO.

Importa referir que o lançamento da iniciativa de Clubes de Paz visa reafirmar o compromisso de todos para uma coexistência pacífica e duradoura.

Leave a Reply

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑

%d bloggers like this: