Vila de Gorongosa 2030 – Encontro para a entrega do documento do quadro de desenvolvimento sustentável da Vila de Gorongosa.

Devido à sua morfologia e condições geográficas, Moçambique ocupa o 10o lugar entre os países mais vulneráveis ao risco de desastres (Relatório de Risco Mundial 2014). A área central de Moçambique, em particular a província de Sofala, sofreu vários choques nos últimos 5 anos. Em particular, a agitação civil, a seca em 2015 e 2016 e finalmente o Ciclone Idai em 2019 que afectou diretamente a segurança alimentar e a geração de renda das famílias que vivem na província. O ciclone Eloise e a tempestade tropical Chalane também afectaram as mesmas áreas entre o final de 2020 e o início de 2021, apresentando desafios adicionais ao governo local e às comunidades locais.

Neste contexto, e a fim de promover a nível local a adaptação ao clima e o desenvolvimento urbano e territorial sustentável, o Município de Gorongosa, o Projecto de Restauração da Gorongosa e a ONU-Habitat juntaram-se para definir uma Visão Conjunta da Vila de Gorongosa.

Nos meses passados foram organizados eventos presenciais e vários encontros online pelo PRG em parceria com a ONU-Habitat, para definir o Quadro de Desenvolvimento Sustentável e tornar a Vila de Gorongosa numa vila modelo, de acordo com as agendas globais e estratégias locais e nacionais. Com base na caixa de ferramentas de Planeamento Urbano Incremental Participativo da ONU-Habitat a abordagem foi totalmente participativa, com o envolvimento de várias instituições e parceiros activos no território.

Com isto, foi realizado um encontro para entregar oficialmente o documento definitivo produzido com a participação da comunidade da Vila de Gorongosa e com o apoio do Município, do distrito e do Parque Nacional da Gorongosa. A entrega do Quadro de Desenvolvimento Sustentável da Vila de Gorongosa 2030, representará a passagem da responsabilidade ao comité pela implementação das actividades do plano visando a consecução dos objectivos e metas nisso contidas. O evento contou com a participação do Presidente do Município de Gorongosa, representante do PNG e chefe do programa da ONU-Habitat.

Imagens da esquerda para direita: Ângelo Levi, Representante do PNG, entregando o Quadro de Desenvolvimento a Sabete Morais, Presidente do Município da Vila de Gorongosa; Foto de família dos participantes do evento.

Leave a Reply

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑

%d bloggers like this: