Parceria de troca de experiências entre os guias de turismo do Parque Nacional da Gorongosa e da Ilha de Moçambique.

No âmbito de troca de experiência e partilha de conhecimento sobre o turismo em Moçambique e principalmente nas áreas de conservação, o sector do turismo do Parque Nacional da Gorongosa, recebeu a visita de 5 guias de turismo provenientes da Ilha de Moçambique, a fim de  interagir com os guias desta área de conservação e perceber como é que têm sido desenvolvidas as actividades de turismo. 

Esta é uma iniciativa do Parque Nacional da Gorongosa em parceria com a empresa de safaris Ilha Blue e que teve o o seu inicio no ano de 2020, onde os guias do PNG tiveram a oportunidade visitar a Ilha de Moçambique e compartilhar ideias sobre o turismo e a conservação do meio ambiente para as futuras gerações

Uma experiência que levou 10 dias, de muito aprendizagem sobre a Gorongosa, a conservação do meio ambiente e como o sector do turismo contribui para o desenvolvimento do Parque e das comunidades ao seu redor. 

Para dar ênfase ao temas discutidos, os guias contaram com o apoio do Test Malunga, Gestor de Actividades doTurismo da Gorongosa, bem como de outros guias, e aproveitaram a ocasião para fazer perguntas sobre como criar ideias e projectos que ajudem na melhoria do turismo local. Também falaram das actividades de turismo que são desenvolvidas na Ilha de Moçambique, região do norte do país, a qual deu o nome a Moçambique, tendo sido a sua primeira capital. 

“Na Ilha de Moçambique, desenvolvemos actividades marinhas, levamos os nossos visitantes a ver o pôr do sol, a conhecerem a nossa arte, cultura, gastronomia e também damos a conhecer a história de Moçambique através dos monumentos históricos”, disse um dos guias.

Durante estes dias, os guias da Ilha Blue, realizaram vários safaris, incluindo acampamentos na selva, visitaram o Laboratório de Biodiversidade Edward O. Wilson, e o Centro de Educação Comunitária, para perceber a interação entre o Parque e as comunidades e como está a ser feita a sensibilização em relação à conservação do meio ambiente.

Também escalaram a Serra da Gorongosa, onde tiveram a oportunidade de ver as Cascatas do Murombodzi e os campos de produção do Café da Gorongosa e o seu processamento.

Leave a Reply

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑

%d bloggers like this: