O Sector da Saúde do Parque Nacional da Gorongosa formou mais 25 Agentes Polivalentes Elementares de Saúde.

No dia 15 de Dezembro de 2020, o Sector de Saúde do Parque Nacional da Gorongosa, em parceria com o Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Ação Social (SDSMAS) do Distrito de Gorongosa realizaram a cerimónia de encerramento do 5° curso de formação dos Agentes Polivalentes Elementares – APEs. 

A formação teve a duração de 4 meses e contou com um total de 25 formandos de entre eles 24 homens e uma mulher que foi destacada como a melhor aluna com a classificação final de 17 valores. 

Os graduados são provenientes dos distritos de Gorongosa, Nhamatanda, Muanza e Cheringoma e para marcar a data os APEs receberam os seus Certificados, podendo desta forma passar a exercer as suas funções a partir de Janeiro do ano de 2021.

Estiveram presentes na cerimónia de graduação, os membros do Governo do distrito de Gorongosa, membros do Parque Nacional da Gorongosa, representantes de Direcção Provincial de Saúde de Sofala (DPS), os Directores dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Ação Social dos distritos (SDSMAS) de Nhamatanda, Gorongosa, Muanza e Cheringoma.

Angelo Levi em representação do Administrador do PNG, durante a sua intervenção não deixou de agradecer à equipa de Saúde do Parque e SDSMAS de Gorongosa pela parceria e pelo trabalho árduo efectuado durante os quatro meses de formação, como também apelou aos representantes dos outros distritos a manterem e a fortificarem as parcerias já existentes.

O representante de DPS Matias Culpa apelou aos novos APEs a serem os autores primários nas suas comunidades e expandirem através das palestras mensagens de prevenção do COVID-19 e de doenças como malária, diarreia, entre outras. Na mesma ocasião, Culpa também pediu aos APEs para serem cautelosos na administração de medicamentos e controle de quantidades.

De recordar que, este é o 5° curso dos APEs apoiado pelo Parque Nacional da Gorongosa através do seu Sector de Saúde e o 7° curso para o Distrito de Gorongosa.

Leave a Reply

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑

%d bloggers like this: