Assinatura de Memorando entre o Projecto de Restauração da Gorongosa e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat).

O Projecto de Restauração da Gorongosa (PRG) e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat) assinaram, em Maputo, um Memorando de Entendimento com o objectivo de proporcionar um quadro de cooperação no qual o UN- Habitat e o PRG deverão cooperar para prestar apoio técnico ao governo local e às comunidades que vivem em torno do Parque Nacional da Gorongosa para serem mais resilientes e para promoverem o desenvolvimento urbano sustentável e um crescimento territorial equilibrado para que a conservação da biodiversidade do Parque seja garantida. Esta colaboração entre as Partes será implementada com foco na prestação de assistência técnica ao processo participativo para a elaboração de Planos Espaciais para a Zona Tampão do Parque Nacional a Gorongosa, concepção de um Plano Director para a Vila da Gorongosa, elaboração de planos de acção de resiliência comunitária participativa na vila, assentamentos e a nível comunitário e construir infraestruturas resilientes e serviços públicos.

Este acordo de 5 anos permitirá que ambas as Partes colaborem com o governo local e membros das comunidades na elaboração de planos participativos e forneçam a experiência técnica necessária para garantir que as políticas, procedimentos, práticas de design, garantia de qualidade e princípios de gestão de projectos necessários sejam implementados para a construção de infraestruturas resilientes e serviços públicos.

Sobre a UN-Habitat

A UN-Habitat, Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas, é mandatada pela Assembleia Geral da ONU (desde 1975) para promover cidades e vilas social e ambientalmente sustentáveis. A UN-Habitat é responsável por promover e consolidar a colaboração com todos os parceiros, incluindo autoridades locais, organizações privadas e não governamentais na implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular, o Objectivo 11 de “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”, o seu mandato também está enquadrado na Nova Agenda Urbana, entre outras estruturas internacionais, um documento orientado para a acção assinado pelos Estados membros que estabelece padrões globais para alcançar o ODS11. A UN-Habitat está activa em Moçambique desde 2002 e o seu principal foco de trabalho no país tem sido: Urbanização e transformação territorial, Resiliência urbana e redução do risco de desastres e Garantia da posse da terra e habitação acessível.

Para mais informações sobre o trabalho da UN-Habitat, visite o website http://www.unhabitat.org e UN-Habitat Moçambique Facebook e Twitter para actualizações sobre o seu trabalho em Moçambique.

Contacto: Veridiana Mathieu, Oficial de Comunicação (vVeridiana.mathieu@un.org/ +258 87 487 8888)

Sobre o Projecto da Gorongosa

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) em Moçambique é talvez a maior história de restauração da vida selvagem em África. Em 2008, foi estabelecida uma Parceria Público- Privada de 20 anos para a gestão conjunta do PNG entre o Governo de Moçambique e a Fundação Carr (Projecto de Restauração da Gorongosa), uma organização sem fins lucrativos dos EUA. Em 2018, o Governo de Moçambique assinou uma prorrogação do acordo de gestão conjunta por mais 25 anos. Ao adoptar um modelo de conservação do século XXI para equilibrar as necessidades da fauna bravia e das pessoas. O PNG está a proteger e salvar esta bonita natureza selvagem, devolvendo-o ao seu devido lugar como um dos maiores parques nacionais da África.

O PNG foi descrito como um dos mais diversos parques da Terra, cobrindo uma vasta extensão de 400.000 hectares. Nos últimos anos, o Projecto da Gorongosa, com o apoio da Administração Nacional de Áreas de Conservação de Moçambique (ANAC), garantiu a protecção de uma população em recuperação de Leões neste ecossistema, reduziu com sucesso ameaças-chave e viu o Parque reconhecido como um dos “Last Wild Places” pela National Geographic e como um dos “World’s Greatest Places” pela TIME Magazine.

Se desejar receber mais informações sobre este assunto, por favor ligue para Vasco Galante através de +258 82 2970010 (WhatsApp) ou envie email para vasco@gorongosa.net.

Para informações de carácter genérico, por favor consulte http://www.gorongosa.org / https://ourgorongosa.com/

Pode seguir as actividades quotidianas do Parque Nacional da Gorongosa aqui:

Leave a Reply

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑

%d bloggers like this: