O Parque Nacional da Gorongosa iniciou o processo de entrega de 20% da sua receita turística de 2019 a comunidades da sua Zona Tampão.

O Parque Nacional da Gorongosa, é uma das áreas de conservação de maior biodiversidade em Moçambique e com um grande potencial turístico. Anualmente o Parque destina 20% das receitas de turismo, para as comunidades localizadas na Zona Tampão, cujo valor é aplicado na própria comunidade para suprir as necessidades pontuais e colectivas das mesmas, tais como a construção de salas de aula, fontes de água, hospitais e outras infra-estruturas sociais básicas. 

Nesta primeira fase, o PNG entregou cheques, no valor de Sessenta e Sete mil e Novecentos e Setenta e Dois Meticais e Sessenta e Nove Centavos (67.972,69Mts), para sete comunidades: Nhamacuenguere, Nhampoca, Mucombezi, Bebedo, Nhambita, Nhanguo e Tambarara que pertencem aos distritos de Dondo, Nhamatanda e Gorongosa. 

Esta é uma acção que poderá abranger os 16 Comités de Gestão Recursos Naturais da Zona Tampão do PNG e visa aumentar a  consciência das comunidades em relação à preservação da biodiversidade nesta área de conservação.

Ermelinda Xavier Maquenza, Directora dos Serviços Provinciais de Terra e Ambiente, apelou às comunidades beneficiárias a fazer o melhor uso do valor e a definirem prioridades no que respeita às suas necessidades, para que o valor beneficie a todos e não apenas um pequeno grupo de pessoas.

De referir que, a cerimónia foi orientada pela Directora dos Serviços Provinciais de Terra e Ambiente e estiveram presentes Membros do Governo, dos distritos de Dondo, Nhamatanda e Gorongosa, membros do PNG, líderes comunitários, comunidades locais e entre outras individualidades. 

Story and photos: Janado Nazaré Cher, Gorongosa Media Team

Leave a Reply

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑

%d bloggers like this: