Assinatura do Memorando de Entendimento entre o Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano e o Parque Nacional da Gorongosa.

Foto: Greg Carr e a Ministra Carmelita Rita Namashulua

Quarta-feira, 11 de Novembro de 2020

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) e o Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), assinaram na cidade de Maputo um Memorando de Entendimento onde o PNG se compromete a apoiar o MINEDH na melhoria de acesso a educação na Zona Tampão do PNG. Este memorando tem como objectivo específico estabelecer mecanismos de cooperação entre as partes, através dos quais o PNG irá implementar programas de Educação nos distritos da Zona Tampão do PNG, com vista ao incremento do acesso e retenção escolar particularmente das raparigas, na melhoria da qualidade de ensino e no reforço da capacidade institucional. Também, no âmbito da assinatura deste memorando assinado pela Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Rita Namashulua e pelo Presidente do Projecto de Restauração da Gorongosa, Greg Carr, o PNG compromete-se em construir e apetrechar 40 escolas e outras infra-estruturas educacionais como habitações para professores, provisão de água, sanitários e bibliotecas escolares.

A Ministra de Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, afirmou que: “O Memorando que assinámos, cujo objectivo é a criação e alargamento das oportunidades educativas e a garantia do acesso e retenção, a melhoria da qualidade de ensino e reforço da capacidade institucional na zona tampão do Parque Nacional de Gorongosa, nomeadamente nos distritos de Cheringoma, Dondo, Gorongosa, Nhamatanda, Maringué e Muanza, resulta da consciência existente sobre o papel da educação no progresso da sociedade e do interesse de construção duma nação mais iluminada, no quadro dos esforços conjuntos, na implementação do Plano Estratégico da Educação.”

Por sua vez, Greg Carr, Presidente do Projecto de Restauração da Gorongosa, declarou que: “Assinámos um acordo de colaboração com o Ministério da Educação de Moçambique para apoiar escolas perto do Parque da Gorongosa: formação de professores, clubes pós-escolares, pré-escola e novos edifícios escolares. Usaremos o apoio financeiro dos nossos amigos, como EUA, Noruega, Irlanda e outros, num total de 15.000.000 de dólares Americanos, durante os cinco anos da implementação deste plano para o sector de educação.”

Sobre o Projecto da Gorongosa

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) em Moçambique é talvez a maior história de restauração da vida selvagem em África. Em 2008, foi estabelecida uma Parceria Público-Privada de 20 anos para a gestão conjunta do PNG entre o Governo de Moçambique e a Fundação Carr (Projecto de Restauração da Gorongosa), uma organização sem fins lucrativos dos EUA. Em 2018, o Governo de Moçambique assinou uma prorrogação do acordo de gestão conjunta por mais 25 anos. Ao adoptar um modelo de conservação do século XXI para equilibrar as necessidades da fauna bravia e das pessoas, O PNG está a proteger e salvar esta bonita natureza selvagem, devolvendo-o ao seu devido lugar como um dos maiores parques nacionais da África.

O PNG foi descrito como um dos mais diversos parques da Terra, cobrindo uma vasta extensão de 400.000 hectares. Nos últimos anos, o Projecto da Gorongosa, com o apoio da Administração Nacional de Áreas de Conservação de Moçambique (ANAC), garantiu a protecção de uma população em recuperação de Leões neste ecossistema, reduziu com sucesso ameaças-chave e viu o Parque reconhecido como um dos “Last Wild Places” pela National Geographic e como um dos “World’s Greatest Places” pela TIME Magazine.

Se desejar receber mais informações sobre este assunto, por favor ligue para Vasco Galante através de +258 82 2970010 (WhatsApp) ou envie email para vasco@gorongosa.net.

Para informações de carácter genérico, por favor consulte http://www.gorongosa.org /

https://www.gorongosacoffee.com

Pode seguir as actividades quotidianas do Parque Nacional da Gorongosa aqui:

https://www.facebook.com/gorongosa

Leave a Reply

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑

%d bloggers like this: