Maratonas Académicas dos Clubes de Jovens

O Programa Clubes de Jovens do Parque Nacional de Gorongosa realizou, no dia 16 de Outubro, a cerimónia de premiação dos estudantes vencedores das Maratonas Académicas das Escolas Secundárias Gerais (ESG) Eduardo Mondlane, Cristo Rei e Nelson Mandela no distrito de Gorongosa. Estiveram também presentes os vencedores do Distrito de Nhamatanda, da ESG de Metuchira e ESG de Nhamatanda, e do Distrito de Cheringoma, da ESG de Inhaminga.

As Maratonas Académicas tiveram como objectivos estimular, nos alunos da escola secundária, o gosto pela leitura e pela escrita, envolver os alunos em actividades académicas durante o distanciamento social e a explorar o conhecimento dos alunos sobre a conservação do meio ambiente.

Em virtude do Covid-19, as Maratonas Académicas decorreram em duas fases obedecendo o distanciamento social. Durante a primeira fase, um total de 285 estudantes fizeram parte das actividades, nas 6 escolas onde temos Clubes de Jovens, dos quais 153 foram raparigas e 132 rapazes. O tema das redacções foi ‘A conservação do meio ambiente em Moçambique’ e foram apurados 5 estudantes por escola totalizando 30 estudantes para a segunda fase.

Na segunda fase os 5 participantes apurados por cada escola fizeram redacções com os temas “Poluição de água” e “Queimadas descontroladas e abate indiscriminado das árvores”. Depois da correcção das redacções apenas 3 participantes foram seleccionados para premiação por escola.

Os vencedores dos primeiros e segundos lugares de cada escola irão competir mais uma vez no fim de Novembro para se encontrar um vencedor final, e este último evento será realizado no distrito de Gorongosa com o lema ‘O NOSSO FUTURO, É HOJE!’

Leave a Reply

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑

%d bloggers like this: