Celebrando o Dia Internacional da Rapariga no Parque Nacional da Gorongosa

O elevado índice de pobreza bem como os casamentos prematuros fazem com que muitas raparigas deixem de estudar. Todos anos celebra-se a 11 de Outubro, o Dia Internacional da Rapariga, e neste ano, raparigas dos diversos clubes da Zona Tampão do Parque Nacional da Gorongosa, juntaram-se a fim de comemorarem esta data.

Sob o lema ”Minha voz nosso futuro igual”, as raparigas demostraram a sua alegria por meio de cânticos, poemas, teatro, plantio de árvores e muito mais. E ainda tiveram a oportunidade de participar na troca de experiência entre raparigas, no quadro de actividades designado “De menina para menina”. Outrossim, aprenderam com os trabalhadores do Parque, matérias ligadas a conservação do meio ambiente, ciência, saúde e comunicação, no espaço feira de educação. E por último fizeram um lindo safari onde viram leões.

-Post & Fotos: Janado Nazare Cher

Durante as festividades as raparigas, falaram dos seus direitos e deveres bem como dos seus sonhos para o futuro. E para a realização destes sonhos o Parque Nacional da Gorongosa através do Programa Clube da Rapariga, tem estado a dar oportunidades de educação a estas raparigas para que possam desenvolver as suas habilidades e prepararem-se para o futuro. Estes clubes ajudam as raparigas a saber ler, escrever e a mantê-las fora de uniões prematuras e gravidezes precoces.

Clube da Rapariga, é um programa que tem como objectivo reter a rapariga na escola e que actualmente conta como mais de 2.000 raparigas que são assistidas por um grupo de promotores e pelas suas respectivas madrinhas.

Leave a Reply

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑

%d bloggers like this: