Veterinário António Paulo “Tonecas” recebe prémio de liderança “Wild Dog”

O Gestor e Veterinário de Fauna Bravia António Paulo “Tonecas” é um dos primeiros de uma nova geração de jovens Moçambicanos que lidera a gestão das áreas protegidas do seu país.

Ele também é o mais novo vencedor do prémio de liderança do “Wild Dog Advisory Group” da África do Sul.

“O António Paulo é um veterinário de fauna bravia qualificado e um conservacionista dedicado e apaixonado”, disse Paola Bouley, Directora-adjunta de conservação da fauna bravia. “Ele continua a ir além da obrigação no seu trabalho. A sua função agora inclui a orientação de jovens veterinários de fauna bravia e ecologistas de Moçambique”.

“Tonecas” tem 28 anos e nasceu e foi criado no Distrito do Buzi, no centro de Moçambique. Instado pela avó que desde cedo reconheceu a sua paixão pelos animais, ele cursou a Universidade de Eduardo Mondlane e formou-se em medicina veterinária em 2016.

Em 2017, “Tonecas” juntou-se ao Projeto da Gorongosa para um estágio em “Medicina da Conservação”, trabalhando principalmente na recuperação da população de leões do Parque.

“Antes de seu estágio, António Paulo não teve nenhum contacto com o maneio veterinário de fauna bravia baseado em campo, mas rapidamente se apaixonou pelo trabalho”, disse Bouley.

No seu primeiro ano, “Tonecas” foi contratado como veterinário de fauna bravia a tempo inteiro e liderou a colocação de coleiras, monitoramento e cuidado dos leões, leopardos, elefantes, pangolins e uma série de outras espécies em recuperação no Parque.

Mas os mabecos são a paixão de “Tonecas”. Em 2018, foi o principal veterinário do Parque para uma translocação histórica da primeira alcateia de Mabecos para o Parque Nacional da Gorongosa. Como parte de uma equipa central de supervisão do lançamento da alcateia, “Tonecas” foi responsável por supervisionar a saúde e o bem-estar da alcateia durante e após a estadia no recinto aclimatação. Ele continua a acompanhar o crescimento da população (ele conhece cada um dos 51 novos mabecos no Parque pelo nome), incluindo a documentação das primeiras três ninhadas de filhotes nascidos em solo da Gorongosa em décadas.

Em 2019, o Parque recebeu sua segunda alcateia de Mabecos. Mais uma vez, “Tonecas” supervisionou a chegada e aclimatação da alcateia antes da sua libertação, e continua a liderar o monitoramento de campo da população recém-formada do Parque, agora composta por cinco alcateias.

Em 2020, ele lançou um programa de vacinação de cães domésticos para a Zona Tampão do Parque, voltado para a prevenção da propagação da raiva.

O Grupo Consultivo “Wild Dog” da África do Sul (WAG-SA) é um grupo consultivo nacional que reúne órgãos de conservação do governo nacional e provincial, reservas privadas e comunitárias, ONGs de conservação e especialistas em Mabecos para ajudar a aconselhar e gerir as populações na África do Sul.

Leave a Reply

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑

%d bloggers like this: