Diminuindo a propagação do Covid-19

Num ano normal, o pessoal de saúde do Parque Nacional da Gorongosa presta serviços de saúde a cerca de 100.000 pessoas que vivem perto do Parque. Este ano, a equipa está a trabalhar sem parar com as comunidades locais para combater a disseminação do COVID-19.

Os voluntários estão a trabalhar com a equipa de saúde para aumentar o acesso à água potável, melhorar o saneamento e ensinar técnicas eficazes de lavagem das mãos, organizando e servindo em equipas de WaSH da comunidade. Estas equipas estão posicionadas em furos d’água, equipadas com material para lavagem das mãos e outros recursos destinados a prevenir a propagação.

Alguns dos itens adicionais incluem uma das 3.000 máscaras faciais produzidas pela equipa do Parque para proteger os seus trabalhadores e pessoas nas comunidades da Zona Tampão do PNG do COVID-19.

Estamos muito gratos à Associação Ajudar Moçambique pela doação de equipamento de protecção individual incluindo luvas, máscaras e vestuário de protecção.

A Boise State University em Boise, Idaho, EUA, doou 200 protectores faciais ao Parque Nacional da Gorongosa para profissionais de saúde locais que lutam contra a propagação do COVID-19. Mais de 214 pessoas de todo o Estado de Idaho compartilharam impressoras 3-D e usaram os seus conhecimentos para criar protectores faciais, incluindo distritos escolares locais, bibliotecas, membros da comunidade privada, empresas com impressoras 3D e funcionários da BSU, alunos e professores.

Michele Sousa

A Biofund – uma organização sem fins lucrativos com sede em Maputo – está a dedicar até três milhões de dólares para ajudar a manter os empregos de até 950 dos 1.600 fiscais no Sistema Nacional de Áreas de Conservação, que inclui o Parque Nacional da Gorongosa.

Covid-19 é uma ameaça séria para as pessoas que vivem na Zona Tampão do Parque Nacional da Gorongosa, especialmente em comunidades com sistemas de saúde em dificuldades. A Zona Tampão do Parque é servida por um pequeno hospital, 28 clínicas de saúde e 375 profissionais de saúde e voluntários. Os profissionais de saúde ficam estacionados nas clínicas de saúde e realizam 20 sessões clínicas móveis mensais em áreas remotas.

Donativos estão a ser aceites para:

* Treinar agentes comunitários de saúde em como reconhecer os sintomas do COVID-19 e encaminhar as pessoas para tratamento;

* Fornecer aos profissionais de saúde máscaras, proteção para os olhos e luvas esterilizadas; e

* Distribuir kits de prevenção COVID-19, incluindo sabonete e desinfetante, materiais de consciencialização sobre prevenção, kits de teste e equipamentos de proteção.

Para doar, aceda ao site do Parque.

Leave a Reply

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑

%d bloggers like this: