Comemorando 60 anos com 60 novas escolas

Os Moçambicanos e vários amigos do PNG celebraram o 60º aniversário do Parque Nacional da Gorongosa a 23 de julho de 2020.

Para além da presença do Presidente Moçambicano Filipe Nyusi, a celebração incluiu o anúncio de que o Projecto da Gorongosa – juntamente com os seus parceiros e doadores – pretende construir 60 novas escolas primárias na Zona Tampão ao longo da próxima década.

De acordo com os funcionários do Parque, as escolas irão criar um vínculo inquebrável entre as gerações futuras, a natureza e o mundo sagrado que conhecemos como Parque Nacional da Gorongosa.

A Gorongosa foi nomeada Parque Nacional pelo governo de Portugal em 1960. A população local e os grandes mamíferos do Parque sofreram perdas terríveis durante o período de 1981 a 1994. Os edifícios e estradas do Parque foram destruídos. A guerra civil terminou em 1992, mas a caça generalizada no Parque continuou por mais dois anos.

Em 2004, o Governo de Moçambique e a Fundação Carr, com sede nos EUA, concordaram em trabalhar juntos para reconstruir as infraestruturas do Parque, restaurar as suas populações de fauna bravia e estimular o desenvolvimento económico local – abrindo um novo capítulo importante na história do Parque.

O Parque Nacional da Gorongosa é agora o lar de mais de 100.000 mamíferos de grande porte, um enorme aumento desde as pequenas populações remanescentes que sobreviveram à guerra. Hoje eles compartilham o parque com mais de 6.300 outras espécies de animais e plantas.

Leave a Reply

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑

%d bloggers like this: